CABO BOITATÁ®




A tecnologia das fibras sintéticas no ambiente off-road! O cabo BOITATÁ® se destaca por ser um dos poucos cabos de fibras sintéticas para uso em guinchos off-road totalmente desenvolvido no Brasil. Aliando a experiência dos engenheiros da TNAX com as necessidades identificadas em situações reais de trabalho realizadas por usuários de veículos off-road, desenvolvemos um produto que atende às mais diversas exigências.

O que é melhor? Cabo de aço ou fibra sintética? Dentre as duas opções disponíveis no mercado, os cabos de fibras sintéticas tem ganhado espaço sobre os cabos metálicos por apresentarem diversos benefícios, que podemos citar:

  • Não enferrujam. Os cabos de fibras sintéticas não necessitam de lubrificação, pois simplesmente não oxidam, basta apenas lavar com água e sabão neutro, quando necessário.
  • São leves! Em comparação a mesma bitola de cabo de aço, os cabos de fibras sintéticas são mais leves, proporcionando uma redução de peso extra sobre o veículo.
  • São de fácil manuseio. Não só por serem mais leves que o aço, mas também por serem mais flexíveis, apresentam um toque macio, que tornam as operações muito mais simples e rápidas. Esta leveza e flexibilidade também torna muito mais fácil o bobinamento no tambor do guincho.
  • São seguros! A tecnologia das fibras sintéticas evoluiu de forma a termos resistências tão maiores que os fios de aço, proporcionando cabos de altíssima resistência à tração e ruptura, aliada à propriedade de absorção de choque que reduz o rebote, ou o famoso “efeito chicote”. Também com as fibras sintéticas, temos a ausência de arames perfurantes.

Mas afinal, o cabo é de Kevlar ou HMPE?
Há um erro muito grande sendo cometido no mercado brasileiro! Talvez pela falta de conhecimento específico, ou por associar o nome da fibra a sua fama de alta performance, muitos referenciam o produto como “cabo de Kevlar”. Kevlar é o nome comercial da fibra de aramida da empresa DuPont. A aramida, apesar de realmente ser uma fibra de alta perfomance, não é a melhor opção para cabos de guinchos off-road. Neste caso, o HMPE (polietileno de alto módulo) se torna a melhor alternativa pois, além das características de alta resistência à tração e baixo alongamento, se sobrepõem à aramida por ser menos denso, tornando o cabo mais leve (cerca de 7 vezes mais leve se comparado à mesma bitola em aço) e proporcionando flutuabilidade positiva, além de apresentar baixa absorção de água e excelente resistência à abrasão e corte, características estas, que combinadas, fazem do HMPE a melhor opção para fabricação de cabos para uso off-road.

O cabo BOITATÁ® foi desenvolvido com o objetivo de aperfeiçoar algumas das características da fibra de HMPE, em primeiro lugar na sua forma construtiva: a forma como o cabo é fabricado objetiva um aumento de resistência e baixo alongamento. Também, com a aplicação de um coating especial desenvolvido pela TNAX, aumentamos sua resistência à abrasão e protegemos as fibras contra radiação UV.

O cabo BOITATÁ® pode ser oferecido nas seguintes opções:


Características de fornecimento do cabo BOITATÁ:

  • uma extremidade com olhal para conexão ao tambor do guincho e recobrimento emborrachado de proteção;
  • uma extremidade com olhal em sapatilha de aço, gancho, ambos proporcionais às dimensões do cabo, e proteção emborrachada;
  • cor vermelha com camadas emborrachadas em amarelo (outras opções de cores sob consulta);
  • comprimento de 25 metros (comprimentos especiais sob demanda);
  • fornecimento em embalagem de PVC.


Para saber mais, entre em contato com a TNAX através do email:
contato@tnax.com.br.

Crédito das fotos ilustrativas: perfil @aventurasemoffroad