Política Ambiental



 
1. OBJETIVO
Estabelecer princípios a serem aplicados em toda a TNAX, com o objetivo de promover a melhoria contínua do desempenho ambiental e mitigar os riscos inerentes ao negócio da empresa, atendendo às legislações vigentes, órgãos regulamentadores e diretrizes da empresa, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Assim, a Política Ambiental da TNAX é um conjunto de princípios declarados como compromissos em que a direção descreve as intenções da empresa para apoiar e melhorar o seu desempenho ambiental. A política ambiental permite que a empresa defina seus objetivos ambientais, tome ações para alcançar os resultados pretendidos do sistema de gestão e alcance melhorias.

Três compromissos básicos para a política ambiental são especificados neste documento para: a) Proteger o meio ambiente; b) Atender aos requisitos legais e outros requisitos da empresa; c) Melhorar continuamente o sistema de gestão para aumentar o desempenho ambiental.

Estes compromissos são refletidos nos processos da empresa para abordar os requisitos específicos; assegurando um sistema de gestão eficaz, acreditável e confiável.

2. PÚBLICO ALVO
Esta política se aplica à diretoria, colaboradores e terceiros (clientes, fornecedores, representantes comerciais, consultores, etc.) da TNAX.

3. CONCEITOS
• Desempenho Ambiental: são os resultados mensuráveis da gestão de uma organização sobre seus aspectos ambientais.
• Site: endereço onde a TNAX possui suas instalações.

4. DESCRIÇÃO GERAL DO PROCESSO E DAS RESPONSABILIDADES
A TNAX tem o compromisso com os seguintes princípios ambientais em suas instalações, operações e toda a sua cadeia de suprimentos nos processos da empresa, bem como se compromete a estimular sua adoção junto aos fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e demais organizações com aspectos ambientais significativos, que fornecem produtos ou serviços.

Princípio da Melhoria Contínua e Prevenção da Poluição - evoluir constantemente seus processos de trabalho, produtos e serviços tendo como base a redução de sua interferência com o meio ambiente, identificando e reduzindo riscos que tenham o potencial de causar danos à água, ao solo, ao ar, à fauna, à flora e às comunidades.

Princípio da Gestão de Resíduos - estimular a adoção de melhores práticas de redução da produção de resíduos e incentivar a sua coleta diferenciada, a recuperação e a reciclagem, além de incentivar a distribuição inteligente e a logística reversa de seus produtos dando uma destinação final ambientalmente correta.

Princípio da Conformidade Legal - buscar o atendimento irrestrito à legislação ambiental vigente.

Princípio do Consumo de Recursos Naturais - sempre que possível, desenvolver ações que visem a redução do desperdício de energia e materiais, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos prioritários.

Princípio da Conscientização - estimular a conscientização e capacitação dos seus colaboradores para que possam atuar em suas atividades diárias de maneira ambientalmente responsável.

Princípio da Inovação Tecnológica - buscar práticas inovadoras que possam minimizar os impactos negativos de produtos e serviços ao meio ambiente. • Princípio da Divulgação - divulgar as diretrizes e estimular a participação do público interno e externo em ações e campanhas de conscientização, incentivando uma postura responsável em relação ao meio ambiente.